Frei Xico


Artista: Francisco van der Poel
Palhaço: Frei Xico
Nacionalidade: Holandesa


Comecei a viver meu palhaço no XXV Congresso Mundial de Educação através da Arte, no Rio de Janeiro (RJ) 22-28 de julho de 1984. Ele vai comigo em tudo que faço: palestras, shows e até numa cantoria de boteco. Ele fica na cintura pendurado no cordão de São Francisco. Nós dois não somos separados. Sou anarquista, mas também sou frade de verdade. Se de um lado uso o hábito franciscano, do outro está ele com a roupa colorida, a calça enrolada e o brinco na orelha. Sou sério e irreverente. Dou aula e não sei nada. Foi minha mãe que fez este palhaço de pano para mim, sem entender porque seu filho nesta idade ainda brincava com um boneco. Era uma vez um tempo em que as autoridades eram condes, viscondes, duques, príncipes, generais, almirantes e... no topo do poder, estava o rei. Acima do rei não havia ninguém; só Deus! A palavra do rei todos tinham de obedecer. Foi então que surgiu, ao lado do rei, a curiosa figura do bobo da corte. Era bobo coisa nenhuma! Falava várias línguas, tocava instrumentos musicais, era o cerimoniário nas festas, declamava poesias. Além disso, entendia muito bem de política. O bobo da corte podia dizer ao rei o que quisesse, interrompia a reunião, dava risada, criticava a autoridade sem correr o risco de ir preso. Ele era um legítimo fator crítico, ao lado de quem tem poder. No meu trabalho, acho difícil lidar com a vida e a experiência religiosa dos pobres do Jequitinhonha. A cultura é vida. O povo guarda as coisas enquanto tiverem sentido para ele, seja um brinquedo, uma técnica de trabalho, um remédio da horta ou uma oração. É difícil entender qual é o sentido destas coisas na vida do pobre, sobretudo porque eu não sou pobre, nem marginalizado. Daí o palhaço. E o nariz vermelho? Este eu uso na roda dos palhaços. No Teatro Terceira Margem, meu nome é “Fuxico”. Viva a união dos palhaços! Viva o Vale do Jequi! Vamos levar este mundo a sério. Frei Francisco van der Poel, franciscano.
______________________________________________________________

2 comentários:

fernando disse...

oi freixico aqui e neuza do cruzeiro gostaria de saber se esta tudo bem com voçe,eu e meus filhos estamos com saudade,ligue para nos 35329026. thau

flores de algodao disse...

Que aconchegante que é ganhar o abraço ao mesmo tempo do "Francisco" representando o sagrado, mas também da criança representado pelo "palhaço". Aprende-se a amar Frei Chico quando se dá conta do processo de libertação que ele iniciou no nosso Vale.